NOVA FRIBURGO, UM PARAISO DESTRUIDO PELA CHUVA. Texto Laiz Rodrigues


Nova Friburgo foi a cidade onde vivi por muitos anos! My safe heaven, um lugar na memória e no coração de muitos Friburguenses que aqui ainda estão, e que como nos sofrem ao ver tamanha destruição . Para muitos, Friburgo e aquele lugar perfeito da infância, dos amigos na Rua, o” oi” amigo, ao passear pela Avenida Alberto Braune, o sanduiche do AU AU Hot Dog.

This slideshow requires JavaScript.

A caminhada para a escola no frio da manha, ou o final de semana no clube, tudo isso e muito mais,são memórias que te carregam, e te levam a breves momentos de felicidade, momentos que existem para te lembrar que tudo era inocente, feliz, e perfeito. Fica a memoria, mas o local em si,  infelizmente foi destruído pela chuva. A devastação e tamanha que ninguém sabe para onde ir. O ginásio Celso Pecanha  a casa dos Jogos Estudantis por muitos anos, virou necrotério para centenas de pessoas, são tantos mortos que esta se  considerando  o congelamento destes corpos para possibilitar o reconhecimento para as famílias que ainda não reclamaram seus entes queridos. Nao há estrutura, que consiga resistir a tanto horror.

O pânico tomou conta, o medo que chova, mais lama , mais deslizamentos. Para os que não conhecem Nova Friburgo e’ um Vale, cercado de lindas montanhas, e o crescimento desordenado

propicia a ocupação de terras de maneira insegura, a falta de fiscalização da Prefeitura, assim como do Governo Estadual, falhando em exigir da Prefeitura  mais saneamento, e maior drenagem das encostas e cuidados com o Rio Bengala, o rio principal da cidade, vem a resultar nos problemas que hoje vivenciamos.

Os filhos de Friburgo, Teresopolis ,Petropolis,  estão hoje de coração unido, juntos em uma só prece, por seus familiares que ficaram no Brasil, na bela região Serrana.

Com todas estas pessoas eu divido a minha dor e minhas lágrimas, mas também a minha esperança de um dia poder voltar e visitar uma Nova Friburgo forte, reconstruída da maneira certa, para que isso nunca mais aconteça.

Link para as pessoas querem e podem ajudar as vitimas , http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/chuvas-no-rj/noticia/2011/01/saiba-como-ajudar-os-desabrigados-da-chuva-na-regiao-serrana-do-rio.html

Cida de Nova Friburgo Dept de Comunicação Social http://secompmnf.blogspot.com/

Associação dos ex alunos e trabalhadores do Colégio Nova Friburgo e Ginásio Nova Friburgo, atraves do Presidente da Associação Fernão Gondin da Fonseca  http://www.gnfcnf.org.br

Fotos cedidas por : Alexandre Rodrigues (Galinha)Bairro de Olaria, Marcio Lucena (Koyote)Centro de Friburgo, Ronaldo Teixeira (Urtigão)Bom Jardim e arredores, Friburgo Cidade que eu amo( Comunidade ORKUT).

2 Comments Add yours

  1. Fazem poucos dias a mais que um ano que resido em Nova Friburgo e fiquei surpres e triste por ver a destruição que aconteceu na cidade que na adolescência me abrigou, na década de 70 como ex-aluno interno do Colégio Nova Friburgo, presenciei muitas enchentes em minha cidade natal, Rio de Janeiro e nenhuma daquelas se compara ao que estou vivendo e testemunhando em Nova Friburgo, espero de coração, já me considerando um cidadão friburguense, que superemos toda esta trajédia e que nossos governantes, consigam superar todos os obstáculos para que a população volte a sua vida normal.

  2. Ademar Rodrigues says:

    Estava no FB com Alexandre e Marquise no exato momento desta calamidade ! Faziamos xacota das fotos que Alexandre postava atraves de fotos da janela de seu apartamento. Nao sabia-mos que aquele dia e horario ficaria marcado em nossas vidas e nas vidas daqueles que estavam passando por um momento tao dificil.

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s