Brasileira disputa festival de cinema em Orlando


GabbyEgito 01 (Foto_RobertBalder)Gabby Egito já venceu competição em Ohio este mês, perfazendo um total de sete prêmios em festivais de cinema nos EUA

O novo filme da cineasta paulistana Gabby Egito, “Nada Além de Hoje” (Taken for Granted), será exibido pela primeira vez na Flórida, dentro da programação do Central Florida Film Festival. A sessão está marcada para as 9h30 da manhã de sexta-feira (29). O festival, que exibe 90 curtas de todo o mundo, acontece no West Orange Cinema (1575 Maguire Rd #109, Ocoee, FL 34761) até domingo (31). “Só de participar deste evento já é uma grande vitória, porque a concorrência é muito grande, há filmes excelentes”, diz a diretora e roteirista.

“Nada Além de Hoje” é o quarto filme lançado por Gabby desde que chegou aos EUA, em 2010, para estudar cinema na filial de Los Angeles da New York Film Academy, dentro do Universal Studios. Seus filmes “Coisado” (Stuffed) e “Sinergia” (Synergy) já conquistaram sete prêmios e duas indicações em Hollywood, Las Vegas, Atlantic City, Houston, no Texas, e Atlanta, na Geórgia. “Coisado” acaba de levar o prêmio de Melhor Suspense-Thriller no Indie Gathering Internacional Film Festival, que terminou dia 18 em Hudson, Ohio.

Gabby assina roteiro, direção e produção de todos os seus filmes. “Nada Além de Hoje” estreou no Los Angeles Brazilian Film Festival e também foi exibido mês passado no festival internacional Real to Reel, na Carolina do Norte. O filme recria o último dia da vida da dona de casa Martha Michaels (atriz Ilka Urbach, nascida na Alemanha), através de flashbacks e depoimentos das pessoas que a conheciam, mesclando técnicas de ficção e documentário na narrativa. À medida em que as peças do quebra-cabeças se encaixam, segredos surpreendentes vão sendo revelados.

O título original, “Taken For Granted”, é uma expressão inglesa de difícil tradução para o português. Significa não dar o valor merecido a alguém por acreditar que essa pessoa é parte integrante da nossa vida de modo irrevogável. Ou seja, a presença dela é tão tida como líquida e certa que acabamos por não dar a devida importância, mesmo sem necessariamente ter a intenção de subestimar o outro.

OLHAR BRASILEIRO

Apesar de ser totalmente falado em inglês e estrelado por elenco americano, Gabby ressalta que o filme evoca um aspecto característico do imaginário brasileiro, que é o de procurar viver no momento presente, valorizando ao máximo a convivência com quem nos cerca. “É o meu olhar brasileiro sobre o tema universal da superficialidade e da falta de conexão entre as pessoas nesse mundo frenético atual. Eu queria falar sobre a transitoriedade da vida”, resume a cineasta. Assista ao trailer em http://vimeo.com/gabbyegito/tfgtrailer.

Atualmente, a cineasta se divide entre o desenvolvimento dos roteiros de seu primeiro longa-metragem e de uma série de TV. Ela também escreve um livro com dicas práticas para quem sonha em estudar e trabalhar em cinema e interpretação em Hollywood. “Recebo muitas mensagens na minha página no Facebook e muitos e-mails de jovens que sonham em percorrer os mesmos passos que eu. Então resolvi contar tudo com detalhes. É minha forma de contribuir para a nossa comunidade”, diz.

SERVIÇO

Filme: “Nada Além de Hoje” (“Taken For Granted”, Brasil/EUA, 2013, 11 min.)

Roteiro Produção, Direção e Montagem: Gabby Egito (Brasil)

Trilha Sonora: Gabriel Dib (Brasil)

Fotografia: Andras Balogh (Hungria)

Elenco: Ilka Urbach (Alemanha), Michael Nicklin, Brenna Rhea, Terri Crawford e Michael McAdam.

Onde: West Orange Cinema (1575 Maguire Rd #109, Ocoee, FL 34761)

Quando: Sexta-feira (29/ago), às 9h30.

Ingressos: $10, à venda no local

Informações: www.centralfloridafilmfestival.com