Fãs de jazz curtem o Brazilian Trio no sul da Flórida


unnamed (16)

Duduka da Fonseca está entusiasmado com a oportunidade de tocar em Broward
 O Brazilian Trio, formado pelo pianista Hélio Alves, pelo baixista Nilson Matta, e pelo baterista Duduka Fonseca, baterista fará uma apresentação única no dia 8 de novembro de 2014, às 8 horas da noite, no auditório Rose & Alfred Miniaci Performing Arts Center, no campus da Nova Southeastern University (3100 Ray Ferrero, Jr Blvd, Davie), que possui capacidade para receber 500 espectadores.

Duduka da Fonseca, ícone do jazz brasileiro, cresceu no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, e começou a tocar bateria por iniciativa própria aos 13 anos de idade. Depois de liderar bandas no Brasil, imigrou para Nova York com a ideia de mesclar a cultura musical brasileira com o jazz americano. Ele imediatamente deu autenticidade ao movimento da bossa nova e samba nos EUA no final dos anos 70.
O baterista comentou que o trio apresenta-se regularmente nos EUA, Europa, Ásia e Brasil. Ele disse ter ficado agradavelmente surpreso em um tour pela Europa, “tanto pela grande quantidade de apreciadores de boa música como pela grande presença de público”. Elogiou ainda o bom número de casas de show existentes no mundo inteiro.
Duduka Fonseca participou de mais de 200 álbuns com os melhores músicos americanos e brasileiros (Antonio Carlos Jobim, Astrud Gilberto, Tom Harrel, John Scofield e muitos outros) e é o mais procurado baterista brasileiro nos dois países. Ele tem um toque magistral que impulsiona todas bandas, incluindo o Trio da Paz e o Brazilian Trio, do qual é um dos fundadores. Em 2002, com seu primeiro disco solo “Samba Jazz Fantasia”, foi indicado para o Grammy Awards.
Nascido em São Paulo, o pianista Hélio Alves tocava clássicos e músicas pop brasileiras na adolescência, mas na época em que estudou na Berklee School of Music em Boston conheceu Claudio Roditi, e tornou-se grande amigo do mestre do trompete. Hélio também tocou e gravou com Paquito D’Rivera, Gato Barbieri, Airto Moreira, Flora Purim, John Patitucci, Al Foster, Leny Andrade, The Caribbean Jazz Project, Oscar Castro-Neves, Yo-Yo Ma, Hendrik Meurkens e vários outros artistas. Em 1995, integrou o Joe Henderson’s Double Rainbow Quartet, tocando músicas de Jobim. Seu CD de 2010, Música, é empolgante. Tem participações de convidados especiais como Roditi e o guitarrista Romero Lubambo, do Trio da Paz.
Nilson Matta também nasceu em São Paulo e vem sendo considerado um dos melhores baixistas do mundo. Desde sua chegada em Nova York em 1985, tornou-se a primeira opção de muitos dos principais músicos americanos. Nilson permanece uma lenda no Brasil. Ele tem formação clássica e ao tocar com Yo-Yo Ma e ficou amigo do saxofonista Joe Henderson, que mudou para sempre depois de visitar o Brasil. Matta também é bastante conhecido por sua habilidade em ensinar, o que tem sido demonstrado em diferentes locais nos Estados Unidos e no Brasil.
Os três instrumentistas são muito requisitados para tocar com grandes nomes da MPB e do jazz. Fonseca concorda que é legal acompanhar músicos de respeito, mas destaca: “Acompanhar artistas bons é sempre musicalmente muito gratificante, mas quando a gente toca só de Trio, sem dúvida, é a pirâmide perfeita”. Tanto que o Brazilian Trio foi indicado para o Grammy Awards em 2009.
Show do Brazilian Trio
Dia: 8 de novembro
Horário: 8:00 PM
Local: Rose & Alfred Miniaci Performing Arts Center no campus da Nova Southeastern University (3100 Ray Ferrero, Jr Blvd – Davie)
Preço: $40 e $15 para estudantes (com menos de 25 anos e documento de identidade)